terça-feira, 24 de abril de 2012

LITURGIA / ANO B - 4º DOMINGO DO TEMPO PASCAL - 29 / ABRIL / 2012



Oração do Dia
Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1ª LEITURA
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, 8Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: "Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, — aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos — que este homem está curado, diante de vós.
11Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular. 12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos".


SALMO DE RESPOSTA
— A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular.

— A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular.

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!/ "Eterna é a sua misericórdia!"/ É melhor buscar refúgio no Senhor,/ do que pôr no ser humano a esperança;/ é melhor buscar refúgio no Senhor,/ do que contar com os poderosos deste mundo!

— Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes/ e vos tornastes para mim o Salvador!/ A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso;/ que maravilhas ele fez a nossos olhos!

— Bendito seja, em nome do Senhor,/ aquele que em seus átrios vai entrando!/ Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço!/ Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!/ Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!/ “Eterna é a sua misericórdia!"



2ª LEITURA
Leitura da Primeira Carta de São João
Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.
2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.


EVANGELHO
Evangelho de Jesus Cristo, segundo João
Naquele tempo, disse Jesus: 11"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas.
14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.
16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
17É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi do meu Pai".



* O Bom Pastor *


1a Leitura - At 4,8-12: Jesus é a pedra angular// 2a Leitura -1Jo 3,1-2: Somos chamados filhos de Deus// Evangelho - Jo 10,11-18: O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.


A Igreja dedica um dos domingos pascais à contemplação de Jesus ressuscitado sob a imagem do Bom Pastor. Já no Antigo Testamento, Deus se manifesta como o pastor de seu povo e Jesus retoma esta imagem para definir sua missão junto à humanidade. Logo após a ressurreição, Cristo continua aparecendo em seu corpo glorioso ao grupo dos apóstolos como o pastor que vai ao encontro de suas ovelhas, dando-lhes novo alento na missão que assumiriam para a continuidade e crescimento da Igreja nascente. Esta imagem bíblica utilizada com tanta frequência faz-nos pensar hoje nos pastores que Jesus deixou em seu lugar para conduzirem o seu rebanho: o papa, os bispos, os sacerdotes e diáconos. Por isso é que hoje, no 49º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, rezamos por eles a fim de que sejam bons pastores e também para que não faltem santos e santas que se consagrem inteiramente ao bem das almas. "O bom pastor dá a vida pelas ovelhas" (Jo 10,11). É o gesto espontâneo do amor de Cristo pelos homens porque "Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo" (Jo 10,18). Neste mistério de misericórdia infinita, o amor de Jesus une-se e se confunde com o do Pai. Foi o Pai quem o enviou para que os homens tenham nele o Pastor que os guarde e lhes assegure a verdadeira vida. "Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos!" (1Jo 3,1). Tal amor presente no Deus Uno e Trino foi manifesto através do Filho, que com seu sacrifício libertou os homens do pecado e deu-lhes vida nova, tornando-os filhos de Deus. Em virtude desta obra redentora de Cristo todos os homens são chamados a fazer parte de uma única família, um único rebanho que se identifica com a Igreja, cuja pedra fundamental é Jesus. E São Pedro confirma que "Ele é a pedra que, rejeitada por vós, construtores, tornou-se a pedra angular" (1a leitura). Rejeitou-o a Sinagoga mas, por meio do mistério de sua morte e ressurreição, tornou-se Jesus o sustentáculo de um novo edifício: a Igreja. Ainda como antes, as palavras de Jesus soam como atuais: "Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco, e é preciso que eu as traga" (Evangelho). Na realidade, ainda são muitas as ovelhas afastadas do aprisco (curral que se destina às ovelhas). Entretanto, justamente sobre estas disse Jesus: "Escutarão a minha voz". Mas como podem ouvi-la se não há arautos da Palavra, mensageiros do Evangelho? O cristão atual deve estar comprometido por meio de suas palavras, orações e sacrifícios nesta premente obrigação de ajudar a conduzir ao aprisco de Cristo as ovelhas dispersas e que de todas se faça "um só rebanho" e tenham todas "um só pastor" (Jo 10,16). "Conheço as minhas ovelhas - diz Jesus - e minhas ovelhas me conhecem, como o Pai me conhece e eu O conheço" (Jo 10,15). Não se trata de simples conhecimento teórico, mas de conhecimento vital resultante da relação de amor entre o bom Pastor e suas ovelhas, comparável à relação de amor entre o Filho e o Pai. Assim a humilde imagem do pastor e suas ovelhas, usada por Jesus para revelar sua relação com a humanidade, é elevada ao patamar mais alto que é o da sua vida de comunhão com o Pai. Eis a verdadeira vida dos filhos de Deus, iniciada aqui na terra na fé e no amor, para culminar na eternidade onde "seremos semelhantes a Deus porque o veremos como ele é" (2a leitura).

[Fontes: "L' Osservatore Romano" e "Intimidade Divina"/ adaptação: Dr. Wilson]

Nenhum comentário:

Postar um comentário