sexta-feira, 20 de abril de 2012

LITURGIA / ANO B - 3º DOMINGO DO TEMPO PASCAL - 22 / ABRIL / 2012

* Temos junto do Pai um defensor: Jesus Cristo, o justo. *



1a Leitura - At 3,13-15.17-19: Deus o ressuscitou dos mortos e disso nós somos testemunhas.// 2a Leitura - 1 Jo 2,1-5: Ele é vítima de expiação pelos nossos pecados, e também pelos pecados do mundo inteiro.// Evangelho- Lc 24,35-48: Jesus apareceu no meio deles e disse: "A paz esteja convosco!"//


Oração do Dia
Ó Deus, que o vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual, para que, tendo recuperado agora com alegria a condição de filhos de Deus, espere com plena confiança o dia da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1ª LEITURA

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: 13“O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 14Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas.
17E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados”.
SALMO DE RESPOSTA
— Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!
— Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

— Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça!/ Vós, que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,/ atendei-me por piedade e escutai minha oração!
— Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo,/ e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece!
— Muitos há que se perguntam: “Quem nos dá felicidade?”/ Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!
— Eu tranqüilo vou deitar-me e na paz logo adormeço,/ pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida!
2ª LEITURA
Leitura da Primeira Carta de São João

1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.
3Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5aNaquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.

EVANGELHO
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas

Naquele tempo, 35os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” 37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. 40E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles.
44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. 45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.


REFLEXÃO

O ambiente espiritual destes domingos pascais está iluminado pela presença de Jesus Ressuscitado no meio dos irmãos, que traz a alegria característica do Tempo Pascal. A 1ª Leitura durante este período é tirada sempre dos Atos dos Apóstolos, o livro que nos mostra os primeiros passos da Igreja a partir da pregação daqueles que foram testemunhas da vida, morte e ressurreição de Jesus. No texto de hoje, São Pedro cura um paralítico que estava à porta do Templo pedindo esmolas, despertando admiração e assombro no povo que testemunha o milagre. O apóstolo então lhes anuncia com clareza ter sido aquele homem curado não pelo seu próprio poder, mas pelo poder de Cristo a quem Deus glorificou "ressuscitando-o" dos mortos. Para ressaltar a ressurreição, não hesita Pedro de recordar os fatos dolorosos que a precederam: "Vós renegastes o santo e o justo e matastes o autor da vida". Acusações pesadas, quase cruéis! E Pedro tem consciência de estar incluído nelas, porque também renegou o mestre. Incluídos estão também todos os homens que, pelo pecado, continuam a renegar a Cristo preferindo suas próprias paixões. Não esqueceu Pedro sua culpa mas, ao mesmo tempo, tem no coração a lembrança do perdão do Senhor, e consequentemente passa a desculpar aos que estava acusando: "Irmãos, sei que agistes por ignorância, como também os vossos chefes...". Depois disso, Pedro faz-lhes um convite à conversão: "Arrependei-vos portanto, e convertei-vos para que vossos pecados sejam perdoados" (At 3,19). Como ele foi perdoado, assim também será o seu povo e qualquer outra pessoa, desde que reconheça as próprias culpas e se proponha a não mais pecar. Também o apóstolo João na 2a Leitura faz o pedido para que os fiéis não pequem: "Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis" (1Jo 2,1). Todavia, ciente da fragilidade humana, continua o apóstolo: "No entanto se alguém pecar temos junto do Pai um defensor, Jesus Cristo o justo". João que no calvário tinha ouvido Cristo agonizante impetrar o perdão do Pai para os que o haviam crucificado, sabe até que ponto Jesus defende os pecadores. Vítima inocente dos pecados dos homens, é Jesus também seu mais válido advogado por ser pessoalmente a "expiação pelos nossos pecados e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro" (1 Jo 2,2). No Evangelho do dia, a aparição de Jesus ressuscitado aos apóstolos deixa-os certamente amedrontados e assustados, mas também não menos confusos e arrependidos por terem-no abandonado na Paixão. Morto para destruir o pecado e reconciliar os homens com Deus, Cristo anuncia-lhes - "A paz esteja convosco"! - para certificá-los de seu perdão, de seu amor que não mudou. Antes de despedir-se dos discípulos, torna-os mensageiros de conversão e de perdão para todos os homens. Deverão pregar em seu nome a conversão e o perdão dos pecados à todas as nações, começando por Jerusalém. A história da Igreja é a história do nome de Cristo e quer se tornar história de nossa salvação. Somos solicitados e exortados: "Vós sereis testemunhas de tudo isso"! (Lc 24,48). Assim a paz de Jesus será levada a todo o mundo, justamente porque "Ele é a expiação de nossos pecados", mistério de amor infinito!

[Fontes: "Intimidade Divina", "A Palavra de Deus no Anúncio e na Oração" e "Nas Fontes da Palavra" / Adaptação: Dr. Wilson]

Nenhum comentário:

Postar um comentário